A verba anual de R$ 20 milhões para a publicidade da Itaipu Binacional começou a ser disputada por oito agências.
Em entrega esta semana, compareceram tanto agências nacionais de grande porte como regionais do estado do Paraná, onde a hidrelétrica está localizada: Binder, Gpac, Imam, Leiaute, Nacional, Octopus, Trade e Vivas.
Segundo divulgação da própria Itaipu, a agência selecionada será responsável “por desenvolver ações de publicidade principalmente na nova área de abrangência da Itaipu, no Paraná e no Mato Grosso do Sul, e também nos principais centros brasileiros e eventualmente no exterior”.
A disputa vem gerando muita discussão nas redes sociais, com manifestações — principalmente de políticos e publicações de oposição ao atual governo federal — questionando não apenas o montante da verba como os motivos para a hidroelétrica, que não tem concorrentes, precisar fazer publicidade.
Na licitação anterior, de 2017, vencida pela agência Heads — também sediada no Paraná — a verba prevista no edital havia sido de R$ 5,3 milhões por ano.
Em resposta aos questionamentos, Itaipu respondeu que, “além de gerar energia para Brasil e Paraguai, desenvolve projetos sociais e ambientais. E divulgar essas iniciativas, bem como fortalecer a imagem de Itaipu como empresa que gera energia limpa e renovável, com responsabilidade social e ambiental, faz parte dos objetivos estratégicos”.
Esta é a segunda tentativa, este ano, de Itaipu escolher uma agência. Segundo o site da estatal, em maio foi feita a anulação da concorrência NF 2182-22, substituída pela NF 2182A-22.